quarta-feira, 7 de novembro de 2007



SOLO performance
A Oportunidade do Espectador_Dogma Project (Hamburgo)
NATASCHA MOSCHINI (DE)
www.moschini.blogspot.com

3 Nov/ 20h20 3rd Nov/ 8:20pm - 11pm
Transforma, Praça do Município – 8, Torres Vedras





“Eu, Natasha, estou a criar um solo. Tenho estado ocupada. Mil tentativas, na minha cabeça, todos os dias…A minha pergunta é: Porquê mover-nos? Porquê criar material (movimento)? A cada nova tentativa, surgem novas questões. (E até), me apetece criar movimentos. Mas quando os crio, e lhes dou corpo, muitas vezes eles falham ou morrem.”

Biografia

Natascha Moschini, sexo feminino, solteira, 25 anos. Os meus olhos são castanhos e não conheço o meu pai. Nasci em Junho, na Estugarda, Alemanha. Desde então, os morangos fazem parte da minha vida. Queria ser bailarina, por causa de um programa de televisão. Mas não me deixaram porque não correspondia em nada à imagem pretendida. Então, pratiquei Hip Hop durante muitos anos. Depois quis ser artista visual, mas antes disso acontecer, fui bem sucedida numa audição para estudos de dança contemporânea. Então fui viver para a Holanda, e depois para a Bélgica e a França. Falo quatro línguas, mas não na perfeição. Interessam-me as vidas das outras pessoas. Adoro observar e mudar a minha percepção da realidade. A vida é estranha e eu adoro beber cerveja.




"I, Natascha, am creating a solo. I have been busy. A thousand attempts, in my mind, every day… My question is: Why move? Why creating (movement) material? Every time I try, many questions arise. (And even), I feel like designing movements. But when I create them, and give them space in reality, they often fail and die.”

Biography

Natascha Moschini, female, solo, 25 years old. My eyes are brown and I do not know my father. I was born in June, in Stuttgart, Germany. Since then, strawberries are real present in my life. I wanted to be a ballet dancer, because of a television program. But they would not let because I was not fulfilling the image at all. So, I trained Hip Hop for many years. Then I wanted to be a visual artist, but before that could happen, I succeeded in an audition for contemporary dance studies. So I went to live in the Netherlands, after in Belgium and France. I do speak four languages. But not perfect. I am interested in other people’s lives. I love to observe and switch my perception of reality. Life is strange and I love to drink beer.



Primeiro, pediram-me para criar um trabalho para o festival em Ludwigsburg, que tinha como tema “espaço livre”. Depois conheci o Rogério em Hamburgo e ele pediu-me para participar no projecto dele. Para ser prática decidi criar um solo. Mas não sozinha. Decidi criar uma espécie de tarefa, em que pedi 5 horas de trabalho a 5 pessoas conhecidas, no sentido de me ajudarem. A primeira fase tem a ver com espaço.

Primeira Fase
Uma tarefa simples: definir um espaço, o seu interior e exterior. Entrar ou sair dele. Documentá-lo com texto, vídeo, fotos, movimento ou outra coisa qualquer. Criar um dossier e enviar-mo. Não gastem mais de 5 horas. Pedi a 5 pessoas para participar: a Sarah, a Magriet, a Magalie, a Isabelle e a Stella. Se no futuro houver oportunidade, quero continuar com este tipo de trabalho de grupo à distância. Depois disso, o Rogério perguntou-me se eu podia criar um blog. Eu criei um, e dei início ao meu trabalho no projecto (
http://www.moschini-blogspot.com/
). Eu documentei as mil tentativas que me passaram pela cabeça. Não todas, apenas algumas, enquanto esperava os resultados da tarefa que atribuíra às 5 pessoas a quem pedi para me ajudarem. Não estava a criar de uma maneira usual. A única coisa que fiz foi escrever e esperar que algo surgisse. E assim se sucederam a segunda e terceira fases.

Segunda Fase
A documentação da criação do solo, com todas as suas incapacidades. Ser honesta em relação a ela. Tentar não ser melhor e precipitar as coisas.

Terceira Fase
Abrir o processo às pessoas. Portanto, se quiserem participar de alguma forma, façam-no por favor, são bem-vindos!

Para terminar:

Todos estes desenvolvimentos do projecto e respectivos materiais estão disponíveis no meu blog. Gostava de ser mais precisa, mas o processo é lento e ainda uma grande confusão. Ainda não tenho uma perspectiva global das coisas. Até agora só recebi um único resultado das pessoas a quem pedi para me ajudar. E existem apenas algumas reacções no meu blog e ao meu processo. E ainda estou agarrada às tais mil tentativas todos os dias. Não é uma pena, é a realidade.

Concepção & interpretação: Natascha Moschini
Co-produção: Tanz und Theaterwerkstatt (Ludwigsburg)
Apoio: Performing Arts Forum
Agradecimentos: Irma Beyer, Adler Restaurant, Jan Ritsema, Nicole Liszta

First, I was asked to create a piece for a festival in Ludwigsburg, which has the motto „free space“. Then I met Rogério in Hamburg and he asked me to participate in his project. To be practical I decided to create a solo. But not on my own. So I developed a kind of task, where I asked 5 hours of working time from 5 people I know to help me. The first layer concerns space.

First Layer
A simple task: define a space, its inside and outside. Enter or exit it. Document it with text, video, photos, movement or something else. Provide a dossier and send it back to me. Do not use more than 5 hours. I asked 5 people to participate. It is Sarah, Magriet, Magalie, Isabelle and Stella. If there is time in future, I want to continue on this way of working together within distance. After that, Rogério was asking me if I could open a blog. I created one, and my personal work on the project has started (www.moschini-blogspot.com). I documented the thousand attempts in my mind. Not all, just a few, while waiting for the answer of the 5 people I asked to help me. I was not creating in a common way. The only thing I did was writing and waiting for something to develop. So the second and third layer happened to be.

Second Layer
The documentation of creating a solo, with all its incapability. Being honest with it. Try not to be better and push things forward.

Third Layer

Open the process to people. So, if you want to take part in any way, please do, you are welcome!

Finally to say:
All these developments and materials can be seen at my blog. I wish I could be more precise, but the development is slow and still a big mess. I have no overview yet. Until now there is one answer from the people I asked to help me. And there are just a few reactions on my blog and process. And I am still stuck with the thousand attempts every day. This is not a pity, it is reality.

Conception and interpretation: Natascha Moschini
Co-production: Tanz und Theaterwerkstatt (Ludwigsburg)
Support: Performing Arts Forum
Special Thanks to: Irma Beyer, Adler Restaurant, Jan Ritsema, Nicole Liszta



Fotos Photos:












Sem comentários: