terça-feira, 30 de outubro de 2007



Horror Vacui Instalação Installation
Michael Pinsky (UK)

19 Out / 21h00 / inauguração
19th Oct / 9pm / opening
Transforma, Praça do Município - 8, Torres Vedras
26 Out – 17 Nov / Seg – Sáb, 10h00 – 19h00 / exposição
26th Oct – 17th Nov / Mon – Sat, 10am – 7pm / exhibition
Armazém Warehouse, Pátio Alfazema, Torres Vedras

Os azulejos são uma característica predominante da arquitectura portuguesa. Os azulejos foram sendo incorporados, ao longo dos últimos quinhentos anos, em diversos estilos arquitectónico, desde o Gótico ao Bauhaus. Esta utilização única dos azulejos surge por toda a cidade de Torres Vedras.
Horror Vacui observa e faz o mapeamento dos azulejos inerentes à arquitectura da cidade e cria uma representação decorativa, não-funcionalista da sua estrutura. Esta base de dados constituída pelas imagens dos azulejos é usada para criar um puzzle formado por designs híbridos, que mistura e transforma os diversos padrões repetitivos dos azulejos. Esta charada formará um painel com uma área de 49 m2.
Uma vez impressos, as imagens dos azulejos serão enviadas para cem pessoas de vários pontos do mundo. Os participantes, que serão cuidadosamente seleccionados, estarão completamente envolvidos e empenhados no projecto. Cada azulejo tem um formato de 70cm x 70cm, um tamanho difícil, mas não impossível, de transportar. Cada um destes participantes chegará a Torres Vedras numa data específica para construir o painel.
O processo de mapeamento que permite seguir o rasto dos azulejos tanto a nível local, mostrando a sua localização original, como a nível global, mostrando a localização dos participantes, será visível na internet através do Google Earth. Uma espécie de fios interactivos fará a ligação entre a localização original dos azulejos e a dos participantes.
Dentro de um espaço definido, os participantes terão de interagir entre eles para construir o puzzle. Cada lado do azulejo terá um padrão único, que apenas alinhará com um dos lados de um dos outros azulejos. O processo de construção do painel será filmado a partir de cima. No início teremos um espaço cheio de gente, mas, à medida que o puzzle for sendo construído, os participantes abandonarão o espaço pouco a pouco até que o padrão completo seja revelado.
O processo de documentação, desconstrução, mutação, dispersão, convergência e reconfiguração usará a rede de contactos da Transforma para criar uma narrativa de trabalho. Uma vez feito, o trabalho levará consigo esta mitologia. Pedaços da arquitectura de Torres Vedras serão espalhados pelo mundo a pessoas que, ao trazerem os azulejos de volta à sua cidade, serão audiência e ao mesmo tempo performers deste projecto. O desenho repetitivo dos azulejos reflecte a dimensão e o número infinito de configurações possíveis dentro da rede. O espaço será construído através da interacção social.
O palco onde a acção decorre é trazido pelas próprias pessoas. O vazio é preenchido.

Michael Pinsky 2007


Nota: No início do século XV os Portugueses adoptaram a tradição Moura do Horror Vacui (‘medo de espaços vazios’) e cobriram completamente as paredes com azulejos.

Biografia

Michael Pinsky desempenha diversas funções em simultâneo, enquanto: projectista urbano, activista, investigador, residente e artista. Pinsky responde sítio-específicamente ao espaço físico e sociológico. O contexto é fundamental, providenciando tanto o conteúdo como a plataforma para o seu trabalho. Pinsky anda actualmente em itinerância com Panacea, uma exposição apoiada pela ACE, que passará pelos seguintes locais: CCC, Tours; Galerie d’art Contemporain, Chinon; Archilab, Orleães e Le Parvis, Ibos, em France; the John Hansard Gallery e a Cornerhouse, em Manchester. Os projectos a solo seleccionados foram: In Transit, ICA, Londres, V2 Lab, Roterdão, Economist, Londres, Armory Center of the Arts, Los Angeles, EUA, e a Cornerhouse, Reino Unido; Routes, Modern Art Oxford, Reino Unido; Weather Cluster, COAST commissions, Reino Unido, Transparent Room, Leed City Art Gallery, Watershed, Bristol, Reino Unido and the Contemporary Art Forum, Canadá; Feedback premiado na Weimar, European Cultural Capital e desenvolvido no ZKM, Karlsruhe, Alemanha, e Ecole des Beaux-Arts, Aix-En Provence, França.

http://www.michaelpinsky.com/




The prominence of tile design defines Portugal’s built environment. Tiles have been incorporated into the last five hundred years of architectural style from Gothic to Bauhaus. In Torres Vedras this distinct use of tiles punctuates the town.
Horror Vacui surveys and catalogues the town’s architectural tiles creating a decorative, non-functionalist representation of its structure. This database of tile motifs is used to create a puzzle formed by hybrid designs, which merge and mutate the tiles’ diverse repeating patterns. This riddle, when completed, will form a floor with an area of 49 square meters.
Once printed these tiles will be posted to a hundred individuals across the globe. These carefully selected participants will be fully engaged and committed to the project. Each tile is a solid form 700mm by 700mm, an awkward though not impossible size to carry. Each courier will arrive in Torres Vedras on a particular date to construct the floor.
The mapping process tracking the tiles at both the local level, the tiles original location, and at the global level, the participant’s location, will be visible on the web using Google Earth. Animated strands will link the tiles original location with its temporary guardian.
Within a defined space the participants will have to negotiate with each other to construct the puzzle. Each side of the tile will have a unique pattern, which will only align with one side of another tile. The process of this construction of the floor will be documented from a bird’s eye view. The start of the process will present a space full of people, as the puzzle is configured the participants will slowly leave the space until the full pattern is revealed.
The process of documentation, deconstruction, mutation, dispersal, convergence and reconfiguration will use Transforma’s network, existing and desired, to create a narrative for the work. Once constructed, the work will carry this mythology with it. The architecture of Torres Vedras will be spread across the world to individuals, who through the process of bringing the tiles back home, become both the project’s audience and performers. The repeating design of the tiles reflects the infinite size and number of configurations available within the network. The built space will be constructed through the social engagement.
The platform supporting the people is brought by the people. The vacuum is filled.


Michael Pinsky 2007

Note: In the early 15th-century the Portuguese adopted the Moorish tradition of horror vacui 'fear of empty spaces' and covered the walls completely with azulejos.

Biography

Michael Pinsky takes the combined roles of urban planner, activist, researcher, resident and artist. Pinsky responds site-specifically to physical and sociological space. Context is crucial, providing both the content and the platform for his work. He is currently touring Panacea, an ACE funded exhibition, to the CCC, Tours; Galerie d’art Contemporain, Chinon; Archilab, Orleans; Le Parvis, Ibos in France; the John Hansard Gallery and the Cornerhouse, Manchester. Selected solo projects include; In Transit, ICA, London, V2 Lab, Rotterdam, Economist, London, Armory Center of the Arts, Los Angeles, USA, and the Cornerhouse, UK; Routes, Modern Art Oxford, UK; Weather Cluster, COAST commissions, UK, Transparent Room, Leed City Art Gallery, Watershed, Bristol, UK and the Contemporary Art Forum, Canada; Feedback premiered at Weimar, European Cultural Capital and developed at ZKM, Karlsruhe, Germany, and Ecole des Beaux-Arts, Aix-En Provence, France.
http://www.michaelpinsky.com/.


Fotos Photos:












fotos photos © Luís Firmo (PT)









fotos photos © Anna Piotrowska (PL)












fotos photos © Michael Pinsky (UK)

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