quarta-feira, 7 de novembro de 2007


A OPORTUNIDADE DO ESPECTADOR –
The Curator’s Office

instalação installation

ROGÉRIO NUNO COSTA (PT)
2 Nov/ 18h30 - 21h00 abertura
2nd Nov/ 6:30pm - 9pm/ opening
3 Nov/ 14h30 - 19h00/ exposição
3rd Nov/ 14:30pm - 7pm/ exhibition
4 - 17 Nov/ Seg - Sáb/ 10h - 19h00/ exposição
4th - 17th Nov/ Mon - Sat/ 10am - 7pm/ exhibition
Transforma, Praça do Município – 8, Torres Vedras

Fazer o projecto é contar a história do projecto. Contar a história do projecto implica dizer a verdade. Dizer a verdade exige apresentação de provas. E a apresentação de provas é suportada por um método simultaneamente científico, filosófico, antropológico e jornalístico: tubo de ensaio meets idealismo lógico meets observação participante meets legitimidade das fontes. No espaço original estarão: uma mesa, uma cadeira, um computador portátil, uma agenda de 2007, uma agenda de 2008, um calendário de parede, uma televisão, um leitor de dvd, um pequeno divã, uma planta de plástico, um suporte para revistas, um fato Armani, um post-it a dizer “Ausente”, uma estante com prémios, uma esferográfica de tinta permanente, 20 contratos: “Eu, criador x, comprometo-me a cumprir, ao longo de todas as fases do meu processo de trabalho, as seguintes regras, obrigações e interdições, que o ‘Dogma 2005’ contempla e às quais terei que submeter o meu projecto. Assinado: x.” Muitas vezes, o making of não é mais importante que o filme; muitas vezes, o making of é mesmo o filme.


Biografia

Rogério Nuno Costa nasceu em Amares, em 1978. Vive e trabalha em Lisboa, como artista, investigador e professor, em várias áreas da prática e do pensamento performativo. É licenciado em Comunicação Social. Frequentou o mestrado em História da Arte Contemporânea. Frequenta actualmente o Mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Como intérprete, criador e colaborador artístico, trabalhou com: Teatro Praga, Sónia Baptista, Patrícia Portela, Lúcia Sigalho/Companhia de Teatro Sensurround, João Cabral/Grupo de Teatro do ISCSP, Alain Béhar, Rosa Coutinho Cabral, Sofia Neuparth, Nelson Guerreiro, Teresa Prima, Ramiro Guerreiro e projecto "Parasitas", entre outros. Colaborou ainda com várias companhias e estruturas, tais como: [msdm]/Londres, Buda Centre/Kortrijk (Bélgica), Cão Solteiro Teatro, Chão de Oliva/Companhia de Teatro de Sintra, Companhia de Teatro de Braga, OLHO, Centro em Movimento, Transforma AC/Torres Vedras, Quarta Parede/Covilhã, Festival Sonda/Caldas da Rainha, Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Dance Kiosk/Hamburgo e Tanzfabrik/Berlim. É observador do Festival A8/Torres Vedras (org.: Transforma AC), desde 2003. Escreveu sobre artes performativas em diversas publicações, tais como: revista DIF (Lisboa), revista Artinsite, (Torres Vedras), Cadernos de Dança da CDCE (Évora), entre outras. Leccionou um seminário de Performance na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Dirigiu, escreveu e interpretou: "A Leitura Encenada É Um Género Que Não Faz O Meu Género" (2002), "Vou A Tua Casa" (2003), "Saudades Do Tempo Em Que Se Dizia Texto" (2003), "ACTOR" (2004), "No Caminho" (2004), "FUI - esboços" (2005/2006), "Lado C" (2005/2006) e "Projecto de Documentação" (2006/2007). Actualmente, prepara o projecto "A Oportunidade do Espectador", em várias cidades portuguesas e estrangeiras.

Doing a project is to tell its story. Telling the story of a project means to say the truth. Saying the truth demands the presentation of evidence. And the presentation of evidence is supported by a simultaneously scientific, philosophic, anthropologic and journalistic method: assay pipe meets logical idealism meets participant observation meets legitimacy of the sources. In the original space there will be: a table, a chair, a laptop, a 2007 diary, a 2008 diary, a wall calendar, a TV, a DVD player, a small couch, an artificial plant, a magazine rack, an Armani suit, a post-it saying ‘Away’, shelves, a permanent ink pen, 20 contracts: ‘I, creator x, commit myself to follow, throughout all the phases of my working process, the rules, obligations and interdictions that `Dogma 2005' contemplates and to which I will have that to submit my project. Signed: X.’ Most of the times the making of isn’t more important than the movie; most of the times the making of is actually the movie.

Biography

Rogério Nuno Costa was born in Amares, in 1978. Lives and works in Lisbon, as an artist, researcher and a teacher, in several areas of performative practice and thought. University degree in Social Communication. Pursued a Master’s in History of Contemporary Art. Currently pursues a Master’s in Contemporary Culture and New Technologies at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa. As an actor/performer, creator and artistic collaborator, he worked with: Teatro Praga, Sónia Baptista, Patrícia Portela, Lúcia Sigalho/ Sensurround, João Cabral/Grupo de Teatro do ISCSP, Alain Béhar, Rosa Coutinho Cabral, Sofia Neuparth, Nelson Guerreiro, Teresa Prima, Ramiro Guerreiro and project "Parasitas", among others. Various collaborations with other companies and assocations, such as: [msdm]/Londres, Buda Centre/Kortrijk (Bélgica), Cão Solteiro Teatro, Chão de Oliva/Companhia de Teatro de Sintra, Companhia de Teatro de Braga, OLHO, Centro em Movimento, Transforma AC/Torres Vedras, Quarta Parede/Covilhã, Festival Sonda/Caldas da Rainha, Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Dance Kiosk/Hamburgo e Tanzfabrik/Berlim. Observer of the A8 Festival/Torres Vedras (org.: Transforma AC), since 2003. Writes about performative arts to: DIF magazine (Lisboa), Artinsite magazine (Torres Vedras), Cadernos de Dança da CDCE (Évora), among others. Lectured on Performance at Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Wrote, directed and performed: "A Leitura Encenada É Um Género Que Não Faz O Meu Género" (2002), "Vou A Tua Casa/ Going To Your Place" (2003), "Saudades Do Tempo Em Que Se Dizia Texto" (2003), "ACTOR" (2004), "No Caminho" (2004), "FUI - esboços" (2005/2006), "Lado C" (2005/2006) e "Projecto de Documentação" (2006/2007). At the moment he’s preparing the "A Oportunidade do Espectador/ The Spectator’s Opportunity" project, in several portuguese and foreign cities.

A OPORTUNIDADE DO ESPECTADOR
Um projecto curatorial de Rogério Nuno Costa

Entre os meses de Outubro de 2006 e Outubro de 2007, realizei um total de 8 workshops em 8 cidades diferentes (Caldas da Rainha, Torres Vedras, Porto, Lisboa, Hamburgo, Braga, Berlim e Almada). Esses workshops basearam-se em pressupostos teórico-práticos e conceptuais desenvolvidos no seio do projecto “Vou A Tua Casa” (www.vouatuacasa.blogspot.com), trilogia que apresentei ao longo de três anos (2003/2006) em várias cidades portuguesas e estrangeiras, assim como noutros projectos a ela adjacentes: “FUI” (2005/2006) e “Projecto de Documentação” (2006/2007). O documento “Dogma 2005” (www.dogma05.blogspot.com), que compila num set inflexível e incontestável de regras os avanços teorizantes dos projectos atrás elencados, tornou-se na ferramenta basilar utilizada nos ditos workshops. Dos 70 “artistas” participantes, desafiei 17 a darem seguimento aos projectos criados durante o workshop, embora respeitando de forma ainda mais rigorosa e contínua as regras impostas pelo “Dogma”. Convidei depois mais 3 participantes de 3 outras cidades onde a trilogia “Vou A Tua Casa” foi apresentada (Londres, Covilhã e Évora), totalizando assim um grupo de 20 participantes, aos quais chamo “espectadores oportunos”. A estes juntei um grupo de “pensadores”, um grupo de “observadores” e uma “selecção de esperanças” (para uma nova ordem do diálogo crítico em Portugal); ainda uma série de terroristas de rua, alguns videoclips clandestinos com meias na cabeça e voz distorcida, uma ideia de filme, uma ideia de livro, conversas secretas, um workshop de dança hip hop, a fundação oficial da Associação dos Amigos do “Vou A Tua Casa”, uma exposição da “arte dos espectadores” e um dj set de música totalitária. Tudo desligado e tudo desembrulhado. “A Oportunidade do Espectador” é, por isso, sobre liberdade artística, mas também sobre corrupção, sobre imposição de novos cânones, sobre a ética do observador, sobre a importância do MSN Messenger e do blogger.com para a criação artística contemporânea e sobre o nascimento de mais uma seita nominalista (que já começou a recolher o dízimo) mas que não passa de um novo Modernismo ressuscitado com sotaque e retórica pós-modernos. “Abaixo a tentativa anacrónica de superação doentia da crise da contemporaneidade”, diz o “Dogma”. “Power to the people”’, digo eu.

THE SPECTATOR’S OPPORTUNITY
A curatorial project by Rogério Nuno Costa

From October 2006 to October 2007, I made 8 workshops in 8 different cities (Caldas da Rainha, Torres Vedras, Porto, Lisbon, Hamburg, Braga, Berlim and Almada). Those workshops were based on theoretical, practical and conceptual conjectures, which were developed within the project “Going To Your Place / Vou A Tua Casa” (www.vouatuacasa.blogspot.com), a theatrical trilogy that I presented in several portuguese and foreign cities, during 3 years (2003/2006), along with other projects: “FUI” (2005/2006) and “Projecto de Documentação” (2006/2007). The document “Dogma05” (www.dogma05.blogspot.com) became the most important tool used on the workshops, since it records, in a set of inflexible and unquestionable rules, the theoretical progress made by the projects mentioned before. I challenged 17 from the 70 participant ‘artists’ to develop the projects they created during the workshop, on condition that they had to respect the rules imposed by Dogma in a stricter and continuous way. I invited 3 other participants from 3 other cities where this trilogy was presented (London, Covilhã and Évora), forming a group of 20 participants. I call them ‘opportune spectators’. I gathered this group along with a group of ‘thinkers’, a group of ‘observers’ and a ‘selection of hopes’ (to a new critical dialogue in Portugal); and several street terrorists, some underground videoclips with socks on their heads and distorted voice, an idea of film, an idea of book, secret conversations, a workshop on hip hop dance, the official founding of the ‘Going To Your Place’ Friends Association, an exhibition of the ‘spectators art’, a totalitarian music dj set. Everything turned off and unwrapped. ‘The Spectator’s Opportunity’ is, therefore, about artistic freedom, but also about corruption, imposition of new canons, the observer’s ethic, the importance of MSN Messenger and blogger.com to contemporaneous artistic creation and the emergence of another nominalist faction (that already started to collect the tithe), which is nothing but a new and reborn Modernism with post-modern accent and rhetoric. ‘Down with the anachronic attempt to overcome the contemporaneousness’ crisis’, says ‘Dogma’. ‘Power to the people!’, I say.





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